sábado, 14 de agosto de 2010

Karl Marx

Karl Marx
Para Marx, não é a consciência do homem que determina o seu ser, mas, pelo contrário, o seu ser social é que determina a sua consciência. O ser social do homem está ligado a sua existência, aos modos de produção a que está submetido e são os modos pelos quais os homens produzem os bens materiais necessários à vida humana que são os geradores das grandes mudanças históricas.

Os homens sempre se organizaram para produzir bens. Os primitivos eram nômades, extraiam da natureza os meios para sua sobrevivência e quando a caça, os frutos, as raízes acabavam eles se transferiam para outra área. Enquanto o homem saia para caçar e colher a mulher permanecia em casa, foram elas que observaram que as plantas nasciam das sementes jogadas, era o início da agricultura e o fim da vida nômade. Mas para cultivar o solo e criar o gado o homem precisou tomar posse de um determinado território: era o fim do comunismo e o começo da propriedade privada. Mesmo sendo, nas sociedades primitivas, a propriedade dos meios de produção comum e não existindo ainda o dinheiro foi nesse período que começou a propriedade privada que junto com o desenvolvimento da agricultura propiciou o acúmulo do que era produzido por algumas famílias que detinham a propriedade, quem não tinha propriedade nem meios de produção trabalhava: era o começo da luta de classes e o fim da paz na terra.

Quando o esforço de produção já tinha condições de gerar excedentes surgiu a escravidão. Agora uma minoria detém os meios de produção e por conseqüência é dona da força de trabalho e do produto do trabalho. A condição natural do homem não é a escravidão, então logo surgem também as revoltas. Para proteger os proprietários das revoltas dos escravos surgiu o Estado.
Quando Igreja Católica e Estado se unem surgem os servos. A Igreja pregava a obediência dos servos aos senhores e o respeito à autoridade real que provinha de Deus. Os donos das terras detinham o poder econômico e político, faziam as leis, é o Estado cumprindo o seu papel: defender os detentores dos meios de produção. Aos servos que não eram escravos, restava trabalhar nas terras do senhor tendo alguns dias para trabalhar para si, não podendo abandonar o feudo em que nascera.
A partir do séc. XIV começa a se constituir o capitalismo. A situação do escravo que se tornou servo que agora é assalariado, segundo Marx, é melhor, mas longe do que se pode chamar de liberdade. O modo de produção capitalista tem por finalidade obter lucro e aumentar o capital. A riqueza do proprietário advém não da venda do produto mas da mais-valia que é a diferença entre o que o operário produz e o que lhe é pago por essa produção.

A distribuição de consumo desiguais devido aos homens ocuparem postos ou lugares no mundo do trabalho é responsável pelo aparecimento das classes sociais.
Para Marx, a base real?da igualdade e da liberdade é o processo do valor de troca. Toda mercadoria deve ser levada ao mercado para ser trocada. E para que essa mercadoria possa ser trocada é necessário uma relação entre proprietários que de livre e espontânea vontade (liberdade) e em condições de igualdade efetuem a troca. Essa relação é uma relação de compra e venda entre o proprietário do meio de produção e o trabalhador, proprietário da força de trabalho. A celebração de um contrato pressupõe capacidade jurídica, liberdade e igualdade. O assalariado tem uma ilusão de liberdade e igualdade quando assina o contrato de trabalho. Ele não tem a liberdade de vender ou não sua força de trabalho, ou vende por quanto o proprietário deseja pagar ou morre de fome. O contrato não lhe permite decidir sobre o que vai produzir e em que condições, não escolhe o horário, o ritmo de trabalho, não decido sobre salário, não projeta o que vai ser feito é comandado de fora, por forças estranhas a ele. Entrega, assim, a única coisa que lhe pertence: a força de trabalho; perde a posse de seu produto, perde-se a si mesmo, já não é mais a referência de si mesmo: é um alienado. Sua ?livre vontade? não passa de coação legalizada. A igualdade e liberdade que legalmente existe não passa de ilusão criada pelo capitalismo que manipulou e manipula as leis, a política e todo o sistema.



Durkein


Durkein foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica e para sua instauração no meio acadêmico, tornando-se o primeiro professor universitário dessa disciplina. As referências necessárias para situar seu pensamento são, por um lado, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, e por outro, o manancial de idéias que vinham sendo formado por Saint-Simon e Comte.
Seus pressupostos constitutivos são a crença de que a humanidade avança no sentido de seu gradual aperfeiçoamento governada pela lei do progresso. Esse princípio foi herdado da filosofia humanista. O industrialismo impunha-se a todos como a marca decisiva da sociedade moderna. Difundia-se a concepção de que a vida coletiva era um ser distinto, mais complexo, e irredutível às partes que o formam.
Durkheim recebe também a influência da filosofia racionalista de Kant, do darwinismo, do organicismo alemão e do socialismo de cátedra. Durkheim via na ciência social uma expressão da consciência racional das sociedades modernas, mas não excluía o diálogo com a História, a Economia e a Psicologia, embora apontasse os limites de cada uma dessas disciplinas na explicação dos fatos sociais.



Max Weber





1)Nas seguintes afirmações de Weber percebemos de que modo a motivação para ação e algo sentido pelo sujeito sob a forma e valores e modelos de conduta. Analise-as segundo essa perspectiva.

A Ética da responsabilidade, e paixão pela suas atividades,, responsabilidade pelo atos e consciência de pensar
Buscando no fator econômico os elementos estrutural da cultura, social e religião, desenvolvendo o capitalismo..
Analisando foi uma organização voltada para valores e ações, buscando suas virtudes e vocações, formas de relação de trabalho a estruturas econômica.


2)Qual a diferença para Weber, entre ação e relação social?


A ação e um ponto chave do indivíduo, Ter objetivo determinado, uma atitude voltada para o interior e exterior .A ação social só atribui quando o indivíduo atribui sua conduta um significado ou um sentido próprio..
A ação pode ser tradicional faz parte do costume
A ação emotiva. são as emoções, não havendo a razão
Ação racional, pensar, planejar,
Relação social . e estabelecer um sentido compartilhado, ,
Relação social e algo mais profundo, buscando o convívio mais duradouro, e para que isto ocorra e importante saber o que o outro pensa, tem que haver concordância de idéias mesmo que haja advertências. Todos deve Ter o mesmo sentido nas ações.


3)Qual a importância da historia para Weber


Grande pesquisador da realidade histórica, social e política.
Seu objetivo e compreensão, interpretação, e explicação;
Intenções de implicações das orientações religiosas e conduta, e conduta econômica do homem, o desenvolvimento do capitalismo .Representou a sociologia jurídica.
Ele consiste na idéia que as ações são vivências humanas de sentido múltiplos
Fundador da sociedade alemã de sociologia. Defendeu ante a burocracia, liberdade a educação
Leis de desenvolvimento das sociedades, entre o meio urbano e o agrário.
Reivindicava a contra a autonomia
Democracia, feudalismo, capitalista



4)Como Weber concebe a objetividade cientifica?


Conceito histórico, um dos racionalização formação da modernidade ocidental. A tarefa do cientista era descobrir os possíveis sentidos da ação humana
O cientista devera estar atento o tempo todo, deixando seus preconceitos e subjetividade, ele mesmo faz parte daquilo que ele esta julgando, portanto trata-se de um compromisso ético de comportamento.
Leis da historia, forca efetiva dinâmica produto sociocultural.

5) De que maneira o protestantismo gera conduta adequadas ao capitalismo?


Estabelecer conexões entre a doutrina e a pregação protestante, seus efeitos no comportamento dos indivíduos e sobre o desenvolvimento capitalista
Com o surgimento do capitalismo, a reforma protestante foi um grande alicerce para a formação da sociedade capitalista e industrial, quando foi inserida a idéia que trabalhar e ganhar dinheiro não e pecado


6)Que diferenças Weber estabelece entre as atitudes e as visões de mundo de católicos e protestantes?

Os protestantes trabalham contentemente de forma consistente, para Ter um lugar no céu, os católicos invocam muitos rituais mágicos,, porque o mundo não foi feito para santo, e sim responsabilidade e paixão pela atividades.



QUINTANEIRO, Tânia e outros. Um toque de clássicos. Marx. Durkheim. Weber. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2003Weber é o principal representante da Sociologia alemã e questionador dos modos positivistas de formulação de leis sociais, tema que rendeu acirrados debates à sua época. Defendia a idéia de que uma Ciência Social não poderia reduzir a realidade empírica à leis, pois tanto na escolha do tema a ser trabalhado quanto na explicação do acontecimento concreto, o cientista se vale de diversos fatores ligados à realidade dos fatos assim como a seus próprios valores, para dar sentido à realidade particular. Entretanto, se faz necessário o uso de uma metodologia de estudo, e o método proposto por weber baseia-se no estado de desenvolvimento dos conhecimentos, nas estruturas conceituais de que se dispõe e nas normas de pensamentos vigentes, o que irá permitir a obtenção de resultados válidos não apenas para si próprio.O sociólogo trabalha apenas com a realidade e busca características em comum na sociedade, sendo assim, a elaboração de um instrumento que auxilie na busca da compreensão dos comportamentos sociais, é fundamental. O tipo ideal é um modelo de interpretação-investigação, e é a partir dele que o cientista social irá analisar as sociedades e as formas de ação.Para Weber, a ação é toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e ação social é toda conduta dotada de sentido para quem a efetua, a ação social deve ser praticada com intenção. A partir disso, Weber constrói quatro tipos ideais de ação social que podem se enquadrar na sociedade.A ação tradicional diz respeito aos hábitos e costumes enraizados, como por exemplo, comemorar
... (Ver Mais)


Preview
» Faça o download grátis deste arquivo acadêmico

QUINTANEIRO, Tânia e outros. Um toque de clássicos. Marx. Durkheim. Weber. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2003Weber é o principal representante da Sociologia alemã e questionador dos modos positivistas de formulação de leis sociais, tema que rendeu acirrados debates à sua época. Defendia a idéia de que uma Ciência Social não poderia reduzir a realidade empírica à leis, pois tanto na escolha do tema a ser trabalhado quanto na explicação do acontecimento concreto, o cientista se vale de diversos fatores ligados à realidade dos fatos assim como a seus próprios valores, para dar sentido à realidade particular. Entretanto, se faz necessário o uso de uma metodologia de estudo, e o método proposto por weber baseia-se no estado de desenvolvimento dos conhecimentos, nas estruturas conceituais de que se dispõe e nas normas de pensamentos vigentes, o que irá permitir a obtenção de resultados válidos não apenas para si próprio.O sociólogo trabalha apenas com a realidade e busca características em comum na sociedade, sendo assim, a elaboração de um instrumento que auxilie na busca da compreensão dos comportamentos sociais, é fundamental. O tipo ideal é um modelo de interpretação-investigação, e é a partir dele que o cientista social irá analisar as sociedades e as formas de ação.Para Weber, a ação é toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e ação social é toda conduta dotada de sentido para quem a efetua, a ação social deve ser praticada com intenção. A partir disso, Weber constrói quatro tipos ideais de ação social que podem se enquadrar na sociedade.A ação tradicional diz respeito aos hábitos e costumes enraizados, como por exemplo, comemorar
... (Ver Mais)
QUINTANEIRO, Tânia e outros. Um toque de clássicos. Marx. Durkheim. Weber. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2003Weber é o principal representante da Sociologia alemã e questionador dos modos positivistas de formulação de leis sociais, tema que rendeu acirrados debates à sua época. Defendia a idéia de que uma Ciência Social não poderia reduzir a realidade empírica à leis, pois tanto na escolha do tema a ser trabalhado quanto na explicação do acontecimento concreto, o cientista se vale de diversos fatores ligados à realidade dos fatos assim como a seus próprios valores, para dar sentido à realidade particular. Entretanto, se faz necessário o uso de uma metodologia de estudo, e o método proposto por weber baseia-se no estado de desenvolvimento dos conhecimentos, nas estruturas conceituais de que se dispõe e nas normas de pensamentos vigentes, o que irá permitir a obtenção de resultados válidos não apenas para si próprio.O sociólogo trabalha apenas com a realidade e busca características em comum na sociedade, sendo assim, a elaboração de um instrumento que auxilie na busca da compreensão dos comportamentos sociais, é fundamental. O tipo ideal é um modelo de interpretação-investigação, e é a partir dele que o cientista social irá analisar as sociedades e as formas de ação.Para Weber, a ação é toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e ação social é toda conduta dotada de sentido para quem a efetua, a ação social deve ser praticada com intenção. A partir disso, Weber constrói quatro tipos ideais de ação social que podem se enquadrar na sociedade.A ação tradicional diz respeito aos hábitos e costumes enraizados, como por exemplo, comemorar o natal. A ação afetiva é inspirada em emoções imediatas, sem considerações de meios ou de fins a atingir, como torcer por um time, o indivíduo pratica a ação porque se sente bem. A ação racional em relação a valores é aquela em que o individuo considera apenas suas convicções pessoais e sua fidelidade a tais convicções, como ser honesto, ser casto. E a ação racional com relação a fins é praticada com um objetivo previamente definido, visando apenas o resultado.Weber define a Sociologia como a ciência que pretende entender, interpretando-a, a ação social, para explicá-la causalmente em seus desenvolvimentos e efeitos, ou seja, pretende explicar que tipo de mentalidade leva à realização das ações. Partindo do conceito de sociologia e das ações sociais podemos então compreender o que seja relação social, definida por Weber como uma conduta plural, reciprocamente orientada, dotada de conteúdos significativos que descansam na probabilidade de que se agirá socialmente de um certo modo, porém o caráter recíproco da relação social não obriga os agentes envolvidos a atuarem da mesma forma, entendemos que na relação social todos os envolvidos compreendem o sentido das ações, todos sabem do que se trata ainda que não haja correspondência. Quanto mais racionais forem as relações sociais maior será a probabilidade de que se tornem normas de conduta.




QUESTÕES DE SOCIOLOGIACaracterize a Sociologia enquanto ciência, salientando sua origem e objetivos.A Sociologia como ciência, surge no século XIX, no momento de desagregação da sociedade feudal e consolidação do capitalismo, para resolver questões sociais, foca o coletivo, analisa o homem no meio social. Objetiva o progresso e busca pelo estágio positivo.Qual a relação entre o Humanismo e o Ceticismo do século XIX com a Sociologia?Humanismo x Ceticismo século XIX -O Humanismo é uma doutrina antropocêntrica, ou seja, centrada nos valores humanos, de caráter individualista, independente de comprovações cientificas para este fato. Porém, no século XIX, ocorreu a consolidação da Ciência. Até o Renascimento, as explicações aceitas de qualquer fato eram dadas pela Igreja. O ceticismo é adotado como postura filosófica, usada para avaliações gerais com base em método cientifico. Então, aplica-se o conhecimento empírico, com a idéia de que, tudo que foge a experimentação e comprovação não existe. Qual a importância de August Comte para a Sociologia?A maior importância de August Comte foi adoção do método científico como base para a organização política da sociedade industrial moderna. Segundo ele, toda e qualquer sociedade evoluía de um estágio Teológico, onde havia o predomínio de entidades divinas, seguindo para o estágio da Metafísica, que é o momento de questionamento até chegar à meta universal do Positivo, tendo a Europa como meta de civilização e modernidade. Também desenvolveu um esquema sociológico positivista e lançou a idéia de que toda vida humana teria atravessado as mesmas fases histórica.Defina a Religião da Humanidade desenvolvida por Comte.A Religião da
.

QUESTÕES DE SOCIOLOGIA
1.Caracterize a Sociologia enquanto ciência, salientando sua origem e objetivos.

A Sociologia como ciência, surge no século XIX, no momento de desagregação da sociedade feudal e consolidação do capitalismo, para resolver questões sociais, foca o coletivo, analisa o homem no meio social. Objetiva o progresso e busca pelo estágio positivo.

2.Qual a relação entre o Humanismo e o Ceticismo do século XIX com a Sociologia?

Humanismo x Ceticismo século XIX -O Humanismo é uma doutrina antropocêntrica, ou seja, centrada nos valores humanos, de caráter individualista, independente de comprovações cientificas para este fato. Porém, no século XIX, ocorreu a consolidação da Ciência. Até o Renascimento, as explicações aceitas de qualquer fato eram dadas pela Igreja. O ceticismo é adotado como postura filosófica, usada para avaliações gerais com base em método cientifico. Então, aplica-se o conhecimento empírico, com a idéia de que, tudo que foge a experimentação e comprovação não existe.
3.Qual a importância de August Comte para a Sociologia?

A maior importância de August Comte foi adoção do método científico como base para a organização política da sociedade industrial moderna. Segundo ele, toda e qualquer sociedade evoluía de um estágio Teológico, onde havia o predomínio de entidades divinas, seguindo para o estágio da Metafísica, que é o momento de questionamento até chegar à meta universal do Positivo, tendo a Europa como meta de civilização e modernidade. Também desenvolveu um esquema sociológico positivista e lançou a idéia de que toda vida humana teria atravessado as mesmas fases histórica.

4.Defina a Religião da Humanidade desenvolvida por Comte.

A Religião da Humanidade desenvolvida por August Comte era um sistema em que buscava estabelecer uma completa espiritualidade humana sem elementos sobrenaturais. Seu dogma baseia -se na ciência. Nela, a substituição de Deus por uma humanidade racional e evoluída.

Caracterize:
a) Positivismo -
Corrente filosófica que busca a interpretação para fatos, inclui e evoca a razão. É empirista. As avaliações cientificas devem estar rigorosamente embasada em experiências.
b) Evolucionismo -
Homem é resultado final de uma longa evolução. Parte do pressuposto de quanto mais evoluído é, melhor.
c )Mecanicismo -
É modo como funciona o organismo humano, visto como uma máquina que pensa.
d Liberalismo -
Teoria econômica do fim do Iluminismo que se opõe ao intervencionismo do estado na produção e distribuição de riquezas.
e Organicismo -
Idéia de que tudo funciona como um sistema. Se um segmento social não funciona bem, os outros sistemas não vão conseguir trabalhar em harmonia.
f Cientificismo -
Dita como grande solução da humanidade, nela a ciência é a única detentora da verdade. O que não fosse experimentado, não poderia ser mencionado.
g Eurocentrismo -Europa como modelo de civilização e modernidade, exemplo a ser seguido, tornou-se meta universal.
h Darwinismo -
Teoria da evolução que se baseia na seleção natural.
I -Darwinismo Social -
Teoria social baseada na teoria da evolução em que apenas os organismos mais aptos sobrevivem.

Quem foi E. Durkheim e quais suas contribuições para a Sociologia?
Durkheim foi fundador da Sociologia Moderna e destacou -se por contribuir com suas reflexões pelo estudo sobre suicídio; afirmação de que o homem tem consciência distinta, tanto coletiva quanto social; sua concepção de que a sociedade é estruturada pela divisão do trabalho social; a tese de que nem todo fato dito social é fato social, porque há fatos normal e patológico.
Segundo E. Durkheim defina:
a -Fato social
-Maneiras de agir, de pensar e de sentir, fixa ou não, exteriores ao individuo dotadas de um poder. É uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo, que direcionam a vida do mesmo. Não são simples casos isolados. Depende de proporções estatísticas, portanto envolve a coletividade.
b Sociedade -É mais que a soma dos indivíduos que dela fazem parte, segundo Durkheim, a sociedade é um conjunto de normas de ação, pensamento e sentimento que não existem apenas na consciência individual.
c Coisa -É o objeto de estudo. Fatos sociais são considerados desta forma e devem ser vistos com imparcialidade pelo sujeito que o estuda. Não se deve envolver, emitindo opiniões particulares.
d -Método sociológico -Considerar os fatos sociais como coisa ,ou seja, analisar os fatos com imparcialidade, importância atribuída a educaçãoe -Representações coletivas -Atitudes comuns de uma coletividade em determinada época.
f -Tipos de solidariedade -Solidariedade Mecânica, presente em sociedades primitivas, onde a consciência coletiva é compartilhada pela maioria dos membros que dela fazem parte e na Solidariedade Orgânica, presente em sociedades mais complexas, típica de sociedades capitalistas, caracterizada pela divisão do trabalho social.
g -Consciência coletiva -Imposta pela sociedade, estabelece regras de conduta.h Moral -É o que norteia para o certo e para o errado.
i -Coerção social -Ato de induzir, pressionar ou copelir alguém a fazer algo à força ou por intimidação ou por ameaça. Violência simbólica.
j -Socialização metódica -Constitui a educação, modelar o indivíduo para que possa se adequar a sociedade.

Segundo E. Durkheim:
a -Apresente a relação entre consciência coletiva e consciência individual Consciência Coletiva x Consciência Individual
Consciência coletiva estabelece normas (certo e errado), limites, direitos e deveres, enquanto a consciência individual detém ao indivíduo o livre-arbítrio.

b-Apresente a distinção entre maneiras de agir e maneiras de serManeira de agir x Maneira de ser As regras morais devem ser seguidas pelos indivíduos, sua maneira de ser e de agir e podem ser coagidos pelo fato social, a reações inversas exercidas pela falta de moral ou por questões comportamentais.c -Descreva o papel do sociólogo -Compreender a sociedade a fim de manter a ordem vigente.
d-Objetivo da instrução pública. O indivíduo construa sua consciência social, abstraindo-se do egoísmo e do materialismo.
e -Descreva como se analisa o suicídio -Os indivíduos que não mantém o elo de união, comunicação e afetividade em harmonia têm probabilidade de cometerem suicídio.
f -Diferencie a moralidade e a anomia Moralidade
É uma qualidade das ações humanas, que segue regras sociais, princípios e valores.Anomia Falta de coesão e ordem, ausência de normas que regulam o comportamento do indivíduo. É um modo de afirmar que a sociedade encontrava-se socialmente doente.
g -Demonstre a importância da moral individualista e da religião para a sociedade.
Importância da moral individualista e da religião para a sociedade A importância da moral individualista está na especialização de funções produtivas na divisão social do trabalho e a importância da religião se dá, pela inter-relação entre a cerimônia e idéia de festa, ocorre aproximação dos indivíduos, união e coletividade.
h -Apresente o enfoque de Durkheim sobre a religião.Religião
Como uma criação coletiva e não social. Em sociedades mais simples a religião é uma forma de organização social.
9 .Quem foi Max Weber e qual a sua definição para a Sociologia?
Max Weber foi fundador do estudo moderno da Sociologia, estudava a sociedade com especificidade, analisando sua formação histórica, como a mesma se solidifica, ou seja, buscava compreender a sociedade dentro de sua própria história. Quanto a sua definição de sociologia, é uma ciência que busca compreender a ação social, entender o indivíduo para posteriormente compreender a sociedade.
10.Explique a relação Weber X Durkheim referente ao individuo e a sociedade.Weber -Parte do indivíduo para entender o coletivo. Da conduta para a ação social.Durkheim Do coletivo para o indivíduo.
11. Segundo a teoria de Max Weber, conceitue:
a Poder: Capacidade de impor a sua vontade, sendo que o poder não está na pessoa, está na sua relação social.
b Dominação: Ceder à vontade, probabilidade de encontrar obediência a uma ordem.c Legitimidade: Reconhecimento do poder através da obediência.
d Carisma: Qualidade pessoal que exerce poder sobre o outro.12. Diferencie os tipos puros de dominação legítima.Dominação Legal Dominação através de lei, estatuto. Exercida através de lei, caso não a obedeça, há punição.Dominação Tradicional -Reconhecimento de posturas sociais diferenciadas, tradicionalista, como por exemplo, a obediência de filho para pai.Dominação carismática Ceder à vontade do outro em virtude de relacionamento social. Exemplo, relação de amizade, entre cônjuges ou namorados.13. Explique o quadro a seguir: O quadro explicita a idéia de Marx Weber:Quanto mais carismática a relação, mais intensa ela é.Quanto mais vulnerável a relação, menos tem probabilidade de durar.Quanto mais burocrático, menos intenso é, porém mais durável.14. Quem foi Karl Marx? E qual a sua contribuição para a sociologia?Karl Marx foi um filósofo alemão que desenvolveu a teoria materialista dialético, propôs ampla transformação política, econômica e social. Ele criticava o capitalismo e liberalismo, pois estes geram livre consumo, consequentemente livre concorrência, que gera consumo desenfreado e resulta em alienação. Foi o idealizador de uma sociedade com distribuição de renda justa e equilibrada. 15. Conceitue a dialética diferenciando a dialética hegeliana da dialética marxista.Dialética Hegeliana é idealista e onde tudo se desenvolve fundindo afirmação e negação do que se propõe, e é um método de três etapas: Tese +Antítese =Síntese, que quer dizer que parte de uma afirmação, exemplo ser ,como conceito generalizado (tese) que em seguida é negada ser sem propósito é o mesmo que não ser (antítese) e por fim, essa contradição somada a afirmação, adquire o conceito de vir a ser ou tornar-se, (síntese). Dialética Marxista é um método de análise da realidade, não é apenas pensamento. É a realidade que transformamos em ação, nega a existência da alma, de outra vida e de Deus e a existência de um mundo ideal, existe apenas o aqui e o agora.16. Caracterize o Socialismo proposto por Marx, diferenciando-o do Socialismo Utópico.O Socialismo de Marx trazia a proposta de transformação política, econômica e social, é um modo de organização que visava queda da burguesia e ascensão da classe trabalhadora, enquanto o Socialismo Utópico acreditava no surgimento de uma sociedade ideal sem a revolução proletária, de modo pacífico e iniciada por elites.17. Conceitue segundo a teoria marxista:a Materialismo -é a corrente filosófica do ser e pensar. A matéria é um dado primário e a consciência é o reflexo da relação do indivíduo com o mundo.b -Materialismo histórico -é a busca pela compreensão da história das sociedades humanasc -Base / superestrutura Base é o conjunto das relações de produção que correspondem a um período determinado do desenvolvimento das forças produtivas. Superestrutura é constituída pelas instituições jurídicas e políticas e por determinadas forças de consciência social.d -Luta de classes -força motriz do desenvolvimento de todas as formações econômicas em classes divergentes.e -Mais-valia -é a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago pelo trabalhador. É o valor a mais que o indivíduo trabalha e não recebe por ele.18. Segundo David Lyon (1996:18), após a industrialização as pessoas passaram a experimentar novos níveis de relacionamentos. Como Durkheim, Weber e Marx analisariam este posicionamento?Durkheim Individualização. Weber Relações impessoais e sistematizadas.Marx Relações mercantis, pois transformou os relacionamentos em simples troca.19. Explique segundo cada teoria: Por intermédio da instrução pública, consegue-se que o indivíduo, construindo sua consciência comum, social, supere a si mesmo, libertando-se de visões puramente egoístas e interesses materiais imediatistas .(ÉMILE DURKHEIM)Isso significa a implementação de uma consciência coletiva, onde ele visa não apenas seus interesses individuais, mas visa o todo. O suicídio do indivíduo tem a sua causa básica no âmbito da sociedade, ou seja, origina-se no meio que o rodeia .(ÉMILE DURKHEIM)A causa não está no individuo em si, e sim no coletivo. Pois algo da vida coletiva afetou diretamente a vida social, e quando as proporções são drásticas, alguns indivíduos não suportam. Pelo fato de considerar a coletividade, diz que a causa real para o suicídio está no social. A educação é a ação exercida pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontrem ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destina (Durkheim apud Canela, 2001:64).A visão de Durkheim quanto à educação, tendo a escola como instituição modeladora que adequa o indivíduo às normas de conduta social e os orienta sobre moralidade, evitando assim que o mesmo venha a subverter a ordem. A [dominação] carismática derruba o passado (dentro de seu âmbito) e, neste sentido é especificamente revolucionária. Esta não conhece a apropriação do poder senhorial ao modo de uma propriedade de bens, seja pelo senhor seja por poderes estamentais. Só é legítima enquanto e na medida em que vale isto é, encontra reconhecimento, o carisma pessoal, em virtude de provas; e os homens de confiança, discípulos ou sequazes só lhe são úteis enquanto tem vigência sua confirmação carismática (WEBER: 1991, p.160).A dominação carismática, é ceder à vontade do outro com intuito de não entristecê-lo, é uma forma de reconhecer a importância do outro e difere de obediência. Também difere de dominação legal, imposta por lei, que caso não seja obedecida o indivíduo está sujeito a punição. No que se refere em obediência a um líder, o indivíduo atribui-lhe poderes por seu carisma, a exemplo de políticos, escolhidos pela conquista da confiança dos indivíduos que os elegem. A dialética não é só pensamento: é pensamento e realidade a um só tempo .(K. MARX)A dialética significa dois elementos contrários, essa contradição é um benefício. A dialética Hegeliana e a dialética do Materialismo crêem que realidade e pensamento são sinônimos e que, as leis do pensamento são as leis da realidade."A existência precede a essência (K. MARX)Essa é a idéia central do Existencialismo. Marx critica o modo de como se busca compreender o que é o homem. A essência do homem é algo que ele mesmo constrói, é sua história, pois o homem é produto do meio em que vive. Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado .(K. MARX)É necessário que o homem se adeque às regras sociais para que possa viver em harmonia, sem coerção. Pois já a preceitos determinados para que haja organização social, visando a coletividade. Porque sem coesão é anarquia, e não sociedade. Portanto, a falta de autonomia para agir de acordo com sua vontade é justificável, pois é preciso que haja princípios em vigor, são eles: Coesão, Organização, Normatização e Unidade.20. É possível se afirmar que todas as categorias sociológicas são inevitavelmente carregadas de valores ?Porquê?Sim, porque apesar de serem representadas por minorias, fazem parte do contexto social e também tem sua importância. Pois qualquer categoria sociológica, apenas pelo fato de existir ela pode afetar de modo direto ou indireto na coletividade.21. A Sociologia se desenvolveu como uma resposta à desinstalação da vida social no século XIX. Mas por que razão ela assumiu as formas especificas que nós vivemos hoje e como ela alcançou um status tão importante?A Sociologia surgiu como resposta a um desafio da modernidade, num momento de mudanças com o surgimento do capitalismo, sua existência tem sido de grande valia para a sociedade atual. A sociedade atual tem características predominantemente consumista devido ao capitalismo, que é o expresso incentivo ao consumo. Através da Sociologia pode-se avaliar, conhecer e compreender idéias, atitudes e enfoques distintos, e desse modo compreender tudo o que nos afeta e suas significâncias no todo.Indicações de leitura: BATISTA FILHO, João. Introdução à Sociologia. Universidade Norte do Paraná, 1999. pr&db=fan db&use=pn&disp=list&sort=on&ss=NEW&arg=costa, maria cristina castilho" COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia :introdução a ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1997. pr&db=fan db&use=pn&disp=list&sort=on&ss=NEW&arg=demo, pedro" DEMO, Pedro .Sociologia: uma introdução critica. São Paulo: Atlas, 1985. pr&db=fan db&use=pn&disp=list&sort=on&ss=NEW&arg=durkheim, emile" DURKHEIM, Emile .As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1999. O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000. Emile Durkheim. Sociologia. São Paulo: Ática, 1999.FERREIRA, Delson. Manual de sociologia. Dos clássicos à sociedade de informação. São Paulo: Atlas, 2003. pr&db=fan db&use=pn&disp=list&sort=on&ss=NEW&arg=freund, julien" FREUND, Julien .Sociologia de Max Weber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. pr&db=fan db&use=pn&disp=list&sort=on&ss=NEW&arg=gemkow, heinrich" GEMKOW, Heinrich .Marx & Engels vida e obra. São Paulo: Alfa-Omega ,1984.LAKATOS, Eva Maria. Sociologia Geral. São Paulo: Atlas. 1998. pr&db=fan db&use=pn&disp=list&sort=on&ss=NEW&arg=lowy, michael" Lowy, Michael .As aventuras de Karl Marx contra o barão de Mnnchhausen. marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Cortez ,1998. pr&db=fan db&use=pn&disp=list&sort=on&ss=NEW&arg=martins, carlos b" MARTINS, Carlos B. O que e sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1994.OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática. 1997.QUITANEIRO, T. BARBOSA, Maria. OLIVEIRA, M. Um toque de Clássicos. Belo Horizonte: UFMG, 1995.TOMAZI, Nelson Dacio (coord). Iniciação à sociologia. São Paulo: Atual ,2000. pr&db=fan

2 comentários: