domingo, 24 de outubro de 2010

RESUMO -A palestra sobre integralidade cientific

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA-CCS
JACIANE SANTANA CERQUEIRA¹

RESUMO

A palestra sobre integralidade cientifica teve como objetivo mostrar como a ética é violada nas mais diversas atividades de caráter científico. De modo que se propõe a estabelecer medidas de punições para quem infligir alguma regra da academia.
Foi explanado durante discussão alguns dos termos considerados como formas de desonestidade científica, a exemplo o plágio, o mais freqüente; em seguida a fabricação de dados e depois a falsificação dos mesmos.
Os reais motivos que levam uma pessoa a cometer uma desonestidade acadêmica, tem sido considerado pelo desconhecimento das formas corretas de produzir um trabalho científico, indisponibilidade de tempo, falta de planejamento, dificuldade de escrever textos, entre outros motivos.
A palestrante relatou que a fraude na pesquisa em saúde é duplamente condenável, primeiro porque pode levar a outros pesquisadores a alterarem seus projetos de pesquisas; como também pode interferir no processo de assistência da saúde. Foi explicitado também algumas práticas a serem questionadas como a duplicidade de material não publicado; descrição de financiamento; compartilhamento de material de pesquisa, critério de autoria e outros.
Além disso comentou-se da internet como um ambiente favorável para a disseminação de desvios dos trabalhos de pesquisas científicas, isso por este meio faz com que o estudante não tenha a responsabilidade de se fazer uma pesquisa bem detalhada, levando o mesmo recorrer ao uso de cópias de trabalhos prontos, sendo estes inseridos nas suas pesquisas.
No CCS há necessidade da construção de um comitê de ética a fim de avaliar e discutir questões relacionadas a ética na pesquisa e nos trabalhos científicos em geral, bem como outros assuntos recorrentes.

Palavra-chave: ética, pesquisa

¹ GRADUANDA DE ENFERMEGEM DA UFRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário