domingo, 24 de outubro de 2010

RESUMO-Processo de construção da UFRB

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA-CCS
JACIANE SANTANA CERQUEIRA¹

RESUMO

O Reitor falou sobre o processo de construção da UFRB juntamente com apresentação dos órgãos internos do CCS/ UFRB, o mesmo retratou sobre a evolução da Universidade na qual contemplou cinco anos de fundação. O processo histórico é baseado no surgimento da Escola de Agronomia em Cruz das Almas, considerada um imperial instituto de agronomia da região. Sendo que primeiramente estabelecida em Salvador e logo em seguida se instituiu na cidade de Cruz das Almas, inicialmente como área estadual e depois federal, no ano de 68.
Foi relatado a importância de se implantar uma Universidade Federal no município de Santo Antônio de Jesus, no estado da Bahia demonstrando os impasses para que a mesma se estabelecesse nesta cidade. Onde ocorreram mais de 20 reuniões ou audiências, no intuito de mobilizar a população de que este projeto não visava somente interesses políticos, mas sim de contribuir com a formação dos moradores da cidade como também das regiões próximas.
Através do projeto adotado pelo MEC a UFRB passou a ter um caráter multi- campi, com localidade em Amargosa, na qual se encontra o centro de formações dos professores. Cachoeira/São Félix; Cruz das Almas e em Santo Antônio de Jesus, onde esta relacionada com a áreas da saúde.
Dessa forma o Reitor afirma ser a UFRB um marco para o século 21, devido ao seu processo de construção, o que proporcionou mais de 1000 vagas para servidores públicos; gerando não só emprego como também favoreceu uma integração não somente por parte dos docentes como também com a comunidade.


Palavra-chave: UFRB, construção, história


¹ GRADUANDA DE ENFERMEGEM DA UFRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário