domingo, 24 de outubro de 2010

RESUMO RESUMO- palestras sobre o ensino, pesquisa e extensão e políticas afirmativas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA-CCS
JACIANE SANTANA CERQUEIRA¹

RESUMO

De acordo com as palestras sobre o ensino, pesquisa e extensão e políticas afirmativas, observou-se a importância destas para a formação do profissional de saúde as quais estão voltadas , não somente para atender as necessidades dos estudantes, como também de prestar auxílio a todo corpo docente e aos outros membros que fazem parte da instituição.
Foi retratado que as políticas afirmativas tem objetivo de mudar a realidade instituída atualmente, a desigualdade. Além de reparar os danos sociais sofridos historicamente através do reconhecimento da escravidão o qual trouxe prejuízos no que tem se observado atualmente. O sistema de cotas está inserido nesta perspectiva de mudança a fim de inserir jovens de classes menos favorecidas ao ensino superior.
Foi explanado também sobre a Pró-Reitoria Afirmativas e Assuntos Estudantis ( PROPAE) sendo a UFRB pioneira nesta área e tem como objetivo contribuir para democratização do ensino superior do nosso país. Na qual compõe também como modalidades de benefícios, o auxilio permanente, apoio de projetos, entre outros.
Também se falou das práticas de extensão que é uma atividade que relaciona ensino e pesquisa com a comunidade, seja ela interna ( acadêmica, de ensino) ou externa (sociedade). Esta prática tem objetivo de viabilizar uma relação entre a universidade e diversos setores da sociedade. No CCS, por exemplo, ocorrem ações ex tensionalistas, as quais de destacam os projetos, programas, cursos, eventos, consultorias etc.

Palavra-chave: ensino, pesquisa, extensão.

¹ GRADUANDA DE ENFERMEGEM DA UFRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário